Notícias
Trabalho obriga empresa a pagar mudança de funcionário demitido
A obrigação vale para os casos de demissão sem justa causa.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na  quarta-feira (3), proposta que obriga o empregador a fornecer as condições  necessárias para o retorno à cidade de origem de um funcionário que tenha sido  forçado por contrato a se transferir para exercer a profissão. A obrigação vale  para os casos de demissão sem justa causa.
O relator, deputado Eudes  Xavier (PT-CE), defendeu a aprovação do Projeto de Lei 1393/03, do ex-deputado  Carlos Souza, na forma de um substitutivo que altera o texto original para  explicitar que o benefício valerá apenas para os casos em que o contrato for  rescindido por iniciativa do empregador. "Não nos parece aceitável que o ônus  pela transferência tenha que ser assumido pelo empregador quando não tenha dado  causa ao rompimento do vínculo empregatício", justifica Xavier.
O autor  da proposta destaca que, no caso de transferência, o empregador tem de pagar  despesas com mudança, de transporte e de aluguel, incluindo o pagamento de multa  contratual, em caso de rescisão do antigo contrato de aluguel. No entanto, não é  responsável pelas despesas de retorno, o que motivou a apresentação do  projeto.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será  analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.